Marcelo atua em todas as áreas do Direito Criminal. Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi o mais jovem sócio de Alberto Zacharias Toron no Toron, Torihara e Szafir Advogados. Em 2013, abriu seu próprio escritório, atuando exclusivamente na área criminal, contenciosa e consultiva. Hoje, também é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.
Muito se fala sobre o medo em ser parado por uma blitz, ter o carro apreendido e ser processado criminalmente por embriaguez ao volante.
A simulação de sequestro, como no caso do candidato a vereador Eliomar Cardoso da Silva, candidato em Iguatu, Ceará, que confessou o falso sequestro em seu depoimento policial.
Nos últimos dias, o caso de Day McCarthy, uma socialite autointitulada, chamou a atenção ao ser condenada por injúria racial e incitação ao racismo contra uma criança.
Com a recente aprovação, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, da inclusão do "stalking processual" no Código de Processo Civil
Todos os avanços legislativos são de suma importância. No entanto, o ódio infundado e os ataques cotidianos às pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ deixam marcas irreparáveis.